Novena do Nascimento de Nosso Senhor

Novena
Para o Nascimento de Cristo Senhor Nosso, que começa a dezasseis do mês, na véspera da véspera da Expectação da Senhora, e acaba na de Natal

Nossa Senhora do Ó
Em todos estes dias será mais a oração quanto for possível, ainda que seja a poucos, e maior o recolhimento do dia na presença de Deus, repetindo as mais vezes que puder ser, as jaculatórias, e aspirações que poremos abaixo para cada dia; acompanhando a Virgem senhora nossa, e a São José nas jornadas de Nazaré a Belém, em que acharemos muita consolação na companhia.

Nestes dias se rezarão nove Padre-Nossos, e nove Avé-Marias de joelhos pela manhã, ou à noite, aos nove meses que Cristo Senhor Nosso andou no ventre da Virgem nossa Senhora, com uma jaculatória, ou aspiração no fim de cada um, ficando uma delas pela ordem dos dias para o exercício quotidiano de cada uma deles, na forma seguinte, à imitação da Igreja na reza destes dias, com as Antífonas dos Ós.

1º. dia: Padre-Nosso; Avé-Maria. Oh Sabedoria infinita, vinde já ao mundo ensinar-nos o caminho de vossa graça, e nossa Salvação!

2º. dia: P.N; A.M. Oh Poder infinito, vinde já ao mundo tirar-nos do cativeiro do demónio na fortaleza de vosso braço!

3º. dia: P.N; A.M. Oh Amor infinito, vinde já ao mundo desposar-vos com as almas de vossas criaturas!

4º. dia: P.N; A.M: Oh Luz infinita, vinde já ao mundo alumiar nossa cegueira para conhecermos o vosso amor!

5 º. dia: P.N; A.M: Oh Majestade infinita, vinde já ao mundo humilhar-vos ao nosso barro para nosso exemplo!

6º. dia: P.N; A.M: Oh Imensidade infinita, vinde já ao mundo nascer em uma lapa, para acabar os faustos, e vaidade deles!

7º. dia: P.N; A.M: Oh Riqueza infinita, vinde já ao mundo enfaixar-vos em pobres panos para cortar nossas demasias!

8º. dia: P.N; A.M: Oh Amor infinito, vinde já ao mundo unir-vos a nós vínculo tão estreito, que nunca mais se aparte!

9º. dia: P.N; A.M: Oh Deus infinito, e amoroso, nascei em minha alma, aonde achareis dureza de pedra, leviandade de palha, apetites de bruto.

Este é o exercício dos nove dias, nos quais jejuarão os que puderem, e os que não puderem jejuar, farão uma abstinência ao jantar [almoçar], ou à noite na quantidade, ou na qualidade; e os que jejuarem esta novena, devem começar o jejum alguns dias antes por quanto entre ela vem sempre algum Domingo, e às vezes dois, nos quais se não jejua conforme o estilo, e uso da Igreja.

Disciplina nos dias costumados, segundas, quartas e sextas, e os que puderem, todos os dias tomá-la-ão, mas só um Miserere rezado: terça, quinta, e véspera de Natal duas horas de cilício cada dia, e os que puderem o porão todos os dias duas horas: e os que não puderem fazes estas penitências , ou algumas delas, as trocarão no que lhes parecer, ou ordenar o seu Confessor. 

Comunhão sacramental dia de Nossa Senhora da Expectação, e dia de Natal; e dia de S. Tomé, Comunhão sacramental , ou espiritual: e nos últimos quatro dias da Novena, que são os de dia de São Tomé por diante, uma esmola cada dia, à honra das que a Senhora pediria nas quatro jornadas que fazem de Nazaré a Belém, e três no dia de Natal, uma a um menino, outra a uma mulher, e outra a um homem, à honra de Jesus, Maria, José. E quem tiver posses mandará dizer as noves Missas desta Novena tão célebre entre os devotos, e as três de dia de Natal.


Retirado de Meditações da Infância de Cristo Senhor Nosso, da Encarnação até os trinta anos de Sua Idade, composto pelo Venerável P. Bartolomeu de Quental em 1683.

Sem comentários:

Enviar um comentário