O Santo do Dia - São Basílio Magno (14 de Junho)

(ver anterior, dia 13)

São Basílio Magno
(14 de Junho)
Bispo, Confessor e Doutor
(festa de 3ª classe - paramentos brancos)

S. Basílio nasceu em Cesareia de Capadócia duma família muito cristã. Após os seus estudos em Constantinopla e Atenas, abraçou a vida monástica na província do Ponto. Escreveu as famosas "Regras" que trazem o seu nome; louvadas por S. Bento, ainda observadas em nossos dias pelos monges do Oriente.
Elevado à cadeira episcopal de Cesareia, esforçou-se por alimentar o seu rebanho com uma doutrina sólida e pura para o imunizar contra os perigos da heresia ariana, que, depois de negar a divindade de Cristo, acabava de rejeitar a divindade do Espírito Santo. S. Basílio escreveu sobre o Espírito Santo um tratado, que é contado entre as mais belas obras de Teologia.
Com seu irmão S. Gregório de Nissa, e seu amigo S. Gregório de Nazianzo, contribuiu muito para a conservação da Fé tradicional na Igreja do Oriente. Morreu em 379, dois anos antes do segundo Concílio ecuménico de Constantinopla, que devia consagrar o triunfo da ortodoxia. A Igreja Oriental venera-o como um dos seus quatro grandes Doutores.

(continuação, dia 15)

Sem comentários:

Enviar um comentário