O ERRO CHAMADO AMERICANISMO

Leão XIII
Manda a necessidade que publiquemos sobre o erro do Americanismo. A este respeito anda um resumo na Enciclopédia Luso Brasileira:

AMERICANSIMO - TEOL. Chamou-se A. ao movimento religioso de inspiração naturalista e liberal que surgiu em algumas dioceses dos E. U. A., em fins do séc. XIX. Este movimento, que tinha em vista facilita as conversões à Fé, mediante uma conciliação entre a tradicional doutrina católica e as novas aspirações da religiosidade moderna, excitou várias reacções e polémicas, sobretudo na França, tendo sido finalmente condenado por Leão XIII, com a sua carta Testem benevolentiae, de 22.1.1899. As boas intenções dos promotores das novas doutrinas foram claramente demonstradas pela sua pronta e incondicional submissão ao Papa.
Principais pontos de doutrinas condenados:
1) A Igreja deve adaptar-se às exigências modernas, mitigando as suas formulas tanto disciplinares como dogmáticas. 2) Deve favorecer-se o espírito de liberdade individual, em assuntos tanto de moral como de fé. 3) As verdades naturais devem preferir-se às sobrenaturais; as virtudes activas, às passivas. A direcção espiritual e os votos religiosos inconvenientes para o espírito moderno não são requeridos para a perfeição cristã.

Sem comentários:

Enviar um comentário